- Apresentado por
- Charo Rodriguez
- Obtenha preços de Afiliado
- Mais de 20% de desconto para si!
- Envio gratuito para encomendas a partir de 125€. Consultar condições de envio.
Sair da página principal de 4life.com?
Sair da página principal de 4life.com?
Escrito por: Em Capito, LCSW, MBA, E-RYT do Health Sciences Advisory Board
Data de publicação: Julho de 2024
O mindfulness é uma antiga prática budista que pode ser benéfica para o seu bem-estar físico e emocional, incluindo a sua imunidade e longevidade.
Jon Kabat-Zinn, um dos professores de meditação que está a trabalhar no sentido de trazer as práticas de meditação para a cultura ocidental, descreve o mindfulness como, “prestar atenção de uma forma em particular: com uma finalidade, no momento presente e de forma imparcial.” 1
O mindfulness pode ser praticado em muitos contextos, como ao usufruir de uma refeição, durante um passeio na natureza ou durante a meditação.
A meditação é uma dose concentrada de mindfulness. Para meditar, encontra-se a tranquilidade, geralmente numa posição sentada, e observa-se a mente. Mais uma vez, basta prestar atenção ao que surge, sem qualquer julgamento.
Quando integrada numa rotina regular, a meditação torna-se um processo para cultivar a atenção plena na vida diária através de uma prática intencional e sustentada. A investigação sobre o impacto da prática consistente de meditação demonstrou correlações com uma diversidade de benefícios para a saúde, como a diminuição do stress percecionado, melhoria do sono, aumento da concentração e melhoria do humor.2
Existem muitos benefícios cognitivos para a prática de mindfulness, mas os investigadores também têm curiosidade acerca do potencial impacto das intervenções de meditação sobre importantes marcadores da saúde biológica, como a contagem das células imunitárias e a resposta dos anticorpos. Os estudos sugerem que a promoção do mindfullness através da meditação poderá reforçar o sistema imunitário, assegurando maior proteção contra as infeções.3
Num estudo clínico de Medicina Psicossomática, até um breve programa de meditação de mindfulness com a duração de oito semanas produziu diferenças positivas no cérebro e na função imunitária em comparação com o grupo de controlo. 3
Numa revisão sistemática de 20 ensaios controlados aleatórios, os investigadores encontraram potenciais efeitos positivos da meditação de mindfulness em marcadores específicos de inflamação, imunidade mediada por células e envelhecimento biológico. 4
Embora seja necessária mais investigação para clarificar os processos biológicos em causa, estes resultados sugerem que a meditação de mindfulness pode ajudar a regular o sistema nervoso, diminuindo assim os desequilíbrios hormonais associados à inflamação e melhorando as condições de funcionamento do sistema imunitário.
A investigação continua a produzir informações sobre o impacto benéfico das práticas de meditação na saúde e bem-estar, e poderá experimentar esta prática por si mesmo.
Encontre um local confortável para se sentar, onde não seja perturbado.
A estimulação visual pode ser um fator que distrai a mente, pelo que muitas pessoas meditam com os olhos fechados. No entanto, se preferir manter os olhos abertos, procure suavizar o olhar, concentrando-se num ponto focal, como uma vista exterior ou a chama de uma vela.
Ao concentrar-se em primeiro lugar na respiração, poderá ancorar a prática numa experiência sensorial que estará acessível em qualquer momento. Por outro lado, tenderá a desacelerar o ritmo e a tornar a sua respiração mais profunda de forma natural quando se sintonizar com a experiência, o que poderá ajudar a relaxar o corpo e a mente.
Repare na sensação de cada inalação e expiração durante cinco a dez respirações.
O objetivo da meditação não é parar de pensar. Vai continuar a ter pensamentos, independentemente da duração da sua prática. A intenção é observar os seus pensamentos e praticar a introspeção.
Talvez se possa considerar um investigador curioso nesta prática de se ajudar a desligar de quaisquer juízos acerca dos pensamentos que lhe vêm à cabeça. Visualizar a sua mente como um céu e os seus pensamentos como nuvens que passam por cima da sua cabeça poderão ajudá-lo a manter-se na posição de observador.
Quando se aperceber de um pensamento, liberte-o voltando a direcionar a sua atenção para o próximo ato de inspirar e expirar. Continue a centrar-se na sua respiração após cada pensamento, até ter atingido a duração desejada da sua meditação.
Conclusão
A prática da meditação é simultaneamente simples e desafiante. Sentar-se quieto e limitar-se a observar os próprios pensamentos pode criar agitação quando não se está habituado a fazer pausas. Com uma prática consistente, a meditação pode tornar-se um refúgio bem-vindo e uma oportunidade para fomentar a introspeção.
A investigação sobre os efeitos positivos da meditação na saúde é promissora, e o resultado mais imediato de treinar a mente e o corpo para estarem presentes, de forma a poder apreciar plenamente os momentos importantes do seu dia a dia, é talvez motivo suficiente para adotar esta prática secular na sua rotina diária.
Fontes: (em inglês)
1. Kabat-Zinn, J. (1994). Wherever You Go, There You Are.(“Para Onde Quer que Vás, Aí Estarás“) Hyperion.
2. The Effects of Mindfulness Meditation (Os efeitos da Meditação de Mindfulness): A Meta-Analysis Mindfulness (Uma Meta-análise do Mindfulness)
3. Alterations in Brain and Immune Function Produced by Mindfulness Meditation (Alterações no Cérebro e Função Imunitária Produzida pela Meditação de Mindfulness)
4. Mindfulness meditation and the immune system: a systematic review of randomized controlled trials (A meditação de mindfulness e o sistema imunitário: uma análise sistemática de ensaios clínicos controlados aleatórios)
*Os produtos 4Life não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
**Os links para websites externos disponibilizados nas publicações do blogue da 4Life são disponibilizados apenas como cortesia para com os leitores do blogue que poderão considerar esses conteúdos interessantes. A 4Life não recomenda estes websites nem garante a exatidão de quaisquer informações contidas nestes websites externos.
Está a tentar visualizar uma página Myshop. Por favor, faça Log out para poder aceder a esta página web.