Blog da 4Life Ciência, Sucesso, Serviço, Satisfação

Conselhos para usufruir do verão

Conselhos para usufruir do verão

Quando o verão começa, os dias passam a ser maiores e tentamos tirar o máximo partido de cada momento. Refeições de verão al fresco, a brisa do mar e os mergulhos na piscina. Nesta altura do ano temos mais tempo para estar com a nossa família e amigos, bem como para relaxar e dedicar algum tempo a nós mesmos.

Mas não devemos negligenciar a nossa saúde no verão. O calor excessivo e a exposição ao sol podem afetar a nossa pele, olhos, tensão arterial e níveis de energia.

Conselhos para usufruir de um verão saudável:

  1. MANTENHA-SE HIDRATADO

Temos de beber muita água e líquidos, mesmo que não tenhamos sede. Sobretudo se tivermos uma maior atividade física ou se participarmos em desportos ao ar livre durante o verão. O consumo diário de, pelo menos, dois litros de água ajuda a manter uma boa condição física e uma função cognitiva normal1. Não devemos consumir demasiadas bebidas alcoólicas ou demasiado doces, visto que podem causar uma maior perda de fluidos corporais.

  1. CONTROLE OS RADICAIS LIVRES

A exposição ao sol durante as férias de verão faz com que o nosso corpo produza mais radicais livres. Esses radicais livres podem afetar diferentes partes do nosso corpo, tais como a pele e os olhos, por exemplo.

  • Proteja a sua pele

O protetor solar é essencial para proteger a nossa pele contra os raios de sol durante todo o ano, mas é especialmente importante no verão. Outros fatores que devem ser tidos em conta quando usa protetor solar são:

  • Certificar-se de que escolheu o creme mais adequado para o seu tipo de pele e idade;

  • Voltar a aplicar durante todo o dia;

  • Aplicar e espalhar por todo o corpo. Não se esqueça das áreas mais expostas, tais como as maçãs do rosto, as costas, os ombros e a parte superior dos pés.

Além disso, é importante consumir nutrientes com propriedades antioxidantes, tais como a vitamina A ou as vitaminas do complexo B, tais como a niacina ou a biotina. Estas vitaminas ajudam a manter a pele em condições normais1.

  • Proteja os seus olhos

Os olhos são particularmente sensíveis à radiação solar, sendo ainda mais sensíveis do que a pele. Os raios ultravioleta podem causar danos nas diferentes camadas que compõem os olhos.

Alguns carotenos presentes nos vegetais, sobretudo nos vegetais cor de laranja, podem proteger os olhos contra a radiação solar. A luteína e a zeaxantina são carotenoides lipossolúveis de cor amarela que se concentram na mácula do olho e que estão presentes em suplementos dietéticos como o 4Life Transfer Factor Vista™.

  1. COMA ALIMENTOS QUE LHE DÃO ENERGIA

Para viver o verão com o máximo de energia temos de comer alimentos que nos oferecem uma energia sustentável. É aconselhável escolher receitas fáceis de verão que nos mantêm hidratados e nos fornecem energia. Por exemplo:

  • Fruta: para além de antioxidantes, oferecem-nos energia. Frutas como as amoras, os mirtilos, os kiwis, os pêssegos e as nectarinas podem ser os ingredientes ideias para servir de base a vários pratos de verão. Se os combinarmos com lacticínios com baixo teor de gordura, tais como queijo Burgos, requeijão ou iogurte natural, podem ser uma excelente opção ao pequeno-almoço, como refeição ligeira ou para jantares de verão saudáveis. Também podem ser transformados em sumos de fruta concentrados, uma solução perfeita quando não tem tempo para parar.

  • Vegetais: são opções fáceis para saladas de verão, crudités, gaspacho ou salmorejo. Também podem ser misturados com fruta em batidos, é uma excelente combinação que oferece antioxidantes, fibras e muita água. Mas não é tudo, também podem ser transformados em sopas de verão frias e deliciosas.

  • Azeitonas: são uma fonte de gorduras saudáveis e também fornecem sal. Comidas com moderação, são uma refeição ligeira saborosa e, quando a nossa tensão arterial está baixa, podem ajudar-nos a regressar a níveis normais.

  • Frutos Secos: oferecem-nos energia duradoura e são muito práticos quando estamos a viajar, a andar ou a praticar desporto. São excelentes opções para adicionar a saladas, iogurtes ou batidos.

  1. PROTEJA A SUA MICROBIOTA

Comer fora pode gerar o caos no nosso sistema digestivo. Alguns dos sintomas mais comuns no verão são a flatulência, a obstipação e, por vezes, a diarreia causadas por alimentos ou água que não respeitam condições de higiene adequadas.

Temos sempre de escolher pratos que tenham sido bem cozinhados e devidamente refrigerados em cafés ou restaurantes e, consoante o local para onde viajamos, devemos beber água engarrafada.

Os suplementos probióticos são uma forma alternativa de cuidar da sua flora intestinal.

 

  • Regulamento (UE) Nº 432/2012