Sair da página principal de 4life.com?
Sair da página principal de 4life.com?
Escrito por: Marian Alonso-Cortés (dietista - nutricionista) Data de Publicação: Junho de 2023
Quando o verão e as temperaturas mais altas chegam, mal podemos esperar para remover algumas camadas e apanhar longos banhos de sol, sentir a brisa do campo ou do mar, ficarmos sentados na esplanada de um café e aproveitar o calor, mas será que estamos a fazer a transição do inverno para o verão de forma correta? O nosso corpo tem necessidades diferentes consoante as características de cada estação do ano. Compreender e dar resposta a essas necessidades é essencial para brilhar com saúde em qualquer época do ano.
Experimente estas dicas simples e aproveite o verão ao máximo. Vai notar a diferença:
A hidratação é fundamental para garantir que o nosso corpo se mantém saudável por dentro e por fora. Temos de beber muita água e líquidos, mesmo que não tenhamos sede. Sobretudo se tivermos uma maior atividade física na época de verão ou se participarmos em desportos ao ar livre.
O consumo diário de, pelo menos, dois litros de água ajuda a manter uma boa condição física e uma função cognitiva normal1.
Não devemos consumir demasiadas bebidas alcoólicas ou doces, uma vez que podem causar uma maior perda de fluidos corporais.
O que são os radicais livres? Os radicais livres são moléculas que são produzidas enquanto o nosso corpo executa as suas funções normais, mas também quando estamos expostos ao sol, à poluição ou até mesmo ao stress. Podem danificar as nossas células causando, entre outras consequências, o envelhecimento da pele, uma maior suscetibilidade a doenças, bem como danos em diferentes partes do corpo, tais como a pele e os olhos.
Para minimizar o seu impacto, experimente estes truques simples:
O protetor solar é essencial para proteger a nossa pele contra os raios do sol durante todo o ano, mas é especialmente importante no verão. Outros fatores que devem ser tidos em conta quando usa protetor solar são:
A dica mais importante para combater os radicais livres está relacionada com a nossa dieta:
Coma alimentos ricos em antioxidantes, tal como a vitamina A, que poderá encontrar em vários tipos de frutas e vegetais, como a cenoura e a manga.
Ou as vitaminas do complexo B, como a niacina e a biotina, que estão presentes em alimentos como a banana, o espinafre e o abacate, entre outros.
Estas vitaminas ajudam a manter a pele saudável1.
Os olhos são particularmente sensíveis à radiação solar, sendo ainda mais sensíveis do que a pele. Os raios ultravioleta podem causar danos nas diferentes camadas que compõem os olhos.
Alguns carotenos presentes nos vegetais, sobretudo nos vegetais cor de laranja, podem proteger os olhos contra a radiação solar. A luteína e a zeaxantina são carotenoides lipossolúveis de cor amarela que se concentram na mácula do olho e que estão presentes em suplementos dietéticos como o 4Life Transfer Factor Vista™.
Para viver o verão com o máximo de energia temos de comer alimentos que nos oferecem uma energia sustentável. É aconselhável escolher receitas fáceis de verão que nos mantêm hidratados e nos fornecem energia.
Por exemplo:
Frutas como as amoras, os mirtilos, os kiwis, os pêssegos e as nectarinas podem ser os ingredientes ideias para servir de base a vários pratos de verão.
Se os combinarmos com lacticínios com baixo teor de gordura, tais como queijo Burgos, requeijão ou iogurte natural, podem ser uma excelente opção ao pequeno-almoço, como refeição ligeira ou para jantares de verão saudáveis. Também podem ser transformados em sumos de fruta concentrados, uma solução perfeita quando não tem tempo para parar.
Também podem ser misturados com fruta em batidos, é uma excelente combinação que oferece antioxidantes, fibras e muita água. Mas não é tudo, também podem ser transformados em sopas de verão frias e deliciosas..
Comidas com moderação, são uma refeição ligeira saborosa e, quando a nossa tensão arterial está baixa, podem ajudar-nos a regressar a níveis normais.
São excelentes opções para adicionar a saladas, iogurtes ou batidos.
Comer fora pode gerar o caos no nosso sistema digestivo. Alguns dos sintomas mais comuns no verão são a flatulência, a obstipação e, por vezes, a diarreia causadas por alimentos ou água que não respeitam condições de higiene adequadas.
Temos sempre de escolher pratos que tenham sido bem cozinhados e devidamente refrigerados em cafés ou restaurantes e, consoante o local para onde viajamos, devemos beber água engarrafada.
Os suplementos probióticossão uma forma alternativa de cuidar da sua flora intestinal.
Está a tentar visualizar uma página Myshop. Por favor, faça Log out para poder aceder a esta página web.