Sair da página principal de 4life.com?
Sair da página principal de 4life.com?
De um ponto de vista cultural, aprendemos que temos de ser produtivos em todos os momentos e em tudo o que fazemos: no trabalho, quando praticamos desporto, durante o nosso tempo livre, quando fazemos tarefas domésticas, durante o tempo que passamos com a família e em todas as restantes áreas das nossas vidas.
Se olharmos para uma definição da palavra, produtividade é a capacidade de produzir, de ser útil ou benéfico. De um modo geral, podemos dizer que a produtividade é a capacidade de agir com eficácia em qualquer atividade a que nos dedicamos.
Mas é preciso ter cuidado! Não podemos confundir ser mais produtivos com trabalhar mais horas durante o dia. Temos de racionar a energia que gastamos nas nossas tarefas diárias e, acima de tudo, temos de estar conscientes de que, para melhorar a produtividade, temos de garantir que a nossa mente e o nosso corpo têm um repouso adequado todos os dias.
Existem vários fatores que podem causar variações na produtividade de cada pessoa, tais como a sua idade, as atividades que realiza ou até a sua personalidade. Contudo, de uma forma geral, existem alguns dicas para aumentar a produtividade:
· Planear o dia
· Aprender a ser organizado
· Estabelecer objetivos para si mesmo
· Concentrar-se em apenas algumas tarefas
· Manter as coisas organizadas
· Praticar exercícios de produtividade
Existem igualmente outros fatores relacionados com os nossos hábitos que afetam diretamente a produtividade:
· Ter energia física e mental suficiente
· Fazer pequenas pausas entre tarefas
· Dormir bem
· Comer de forma saudável
· Fazer exercício físico
· Ter uma boa atitude e pensar de forma positiva
Melhorar a produtividade depende de vários fatores. Sabemos que ter uma dieta saudável é um desses fatores, por isso, vamos agora analisar uma lista de nutrientes que podem ser fundamentais quando queremos aumentar a nossa produtividade pessoal:
Algumas vitaminas do complexo B (vitamina B6, vitamina B12 e biotina) contribuem para o metabolismo normal da energia. Por outras palavras, ajudam-nos a obter a energia que os alimentos nos oferecem.
O magnésio contribui para o funcionamento normal do sistema nervoso, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.
O ácido docosahexaenoico (DHA) ajuda a manter o funcionamento normal do cérebro*.
Existem também certos componentes de plantas que podem ser extremamente úteis no que diz respeito à produtividade:
• Os adaptogénicos (1) são substâncias naturais à base de plantas que regulam as funções do organismo e fortalecem os sistemas orgânicos comprometidos pelo stress. Alguns exemplos são: extrato de raiz de rheum rhaponticum (Rhaponticum carthamoides), extrato de fruto de esquisandra (Schisandra chinensis), extrato de raiz de erva-moura-sonífera (Withania somnífera), Rhodiola rosea, etc.
• O extrato de brahmi (Bacopa monnieri (L.) Pennell) pode ajudar a melhorar a concentração e a memória (2) e o extrato de folha de ginkgo biloba (Ginkgo biloba L.) ajuda a manter uma boa função cognitiva (3).
• Os estudos efetuados revelaram que alguns componentes bioativos do extrato de aveia (Avena sativa), tais como os flavonoides e as saponinas, ajudam a melhorar o desempenho cognitivo (4).
Aquilo que sabemos com certeza é que se quisermos ter tempo para tudo (passar tempo com os nossos familiares e amigos, usufruir de tempo livre e fazer o nosso trabalho) temos de ser mais eficientes.
O planeamento, a organização, o controlo do stress e hábitos saudáveis, tal como uma dieta equilibrada, são ferramentas que estão ao nosso alcance e que irão ajudar-nos a dar 100% de nós mesmos.
Está a tentar visualizar uma página Myshop. Por favor, faça Log out para poder aceder a esta página web.