We noticed that you may be viewing portugal.4life.com from a different country. To get the best experience we suggest double checking that you're on the website closest to you.
  • Apresentado por
  • Neville and Maha Chisholm
  • Obtenha preços de Afiliado
  • Mais de 20% de desconto para si!
  • Envio gratuito para encomendas a partir de 125€. Consultar condições de envio.

O que é o sistema imunitário?

O que é o sistema imunitário?
Copiar URL

Escrito por: 4Life Research

Data de Publicação: Maio de 2024

O sistema imunitário é uma rede complexa e interativa que percorre todo o nosso corpo. É composto por células, tecidos e órgãos que, em conjunto, nos protegem de vírus, bactérias ou fungos, de modo a garantir o bom funcionamento do nosso organismo.

Qual é a função do sistema imunitário?

O sistema imunitário é responsável pela identificação destes potenciais agentes patogénicos, pela sua neutralização de modo torná-los inofensivos e, por último, pela sua eliminação do organismo.

Assim que o nosso corpo deteta uma ameaça (que seja externa ou interna), começamos quase imediatamente a sentir que alguma coisa não está a funcionar como devia. Graças a todas estas funções, o sistema imunitário consegue lembrar-se de diferentes ameaças, reconhecendo e reagindo às mesmas.

RECONHECER, REAGIR E RECORDAR

Quantos sistemas Imunitários temos?

1- Sistema Imunitário Inato

Em primeiro lugar, possuímos un sistema imunitário inato, que assegura uma resposta geral e abrangente a qualquer invasor, nomeadamente bactérias ou vírus. Por exemplo, quando se corta accidentalmente ou quando queima um dedo, a inflamação e a dor fazem parte do sistema imunitário inato.

2 - Sistema Imunitário Adaptativo

Em segundo lugar, possuímos um sistema imunitário humoral ou adaptativo, ou seja, o nosso organismo aprende e melhora a sua resposta através de experiências que se repetem. Um exemplo seria a varicela: quando contrai esta doença, o corpo aprende com a experiência e melhora a súa resposta caso volte a depurar-se com este vírus.

*Os produtos de 4Life não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.