We noticed that you may be viewing portugal.4life.com from a different country. To get the best experience we suggest double checking that you're on the website closest to you.
  • Apresentado por
  • Kris Helsel
  • Obtenha preços de Afiliado
  • Poupe mais de 20%
  • Envio gratuito para encomendas a partir de 125€. Consultar condições de envio.

Como melhorar o desempenho desportivo com suplementos alimentares

Como melhorar o desempenho desportivo com suplementos alimentares
Copiar URL

Escrito por: Marian Alonso-Cortés (dietista-nutricionista)


Quando treinamos ou praticamos um desporto e temos objetivos específicos, (como melhorar o nosso tempo, competir numa corrida ou subir o nível numa determinada modalidade desportiva) existem três aspetos principais que deveremos ter em conta: treino, alimentação e descanso (recuperação).

Quais os nutrientes e suplementos alimentares que são necessários para melhorar o seu desempenho desportivo?

No que toca ao treino, há um momento em que, se deseja melhorar, precisa seguir uma orientação profissional que possa adaptar as suas rotinas, repetições e a duração das suas sessões, etc.

Masa alimentação e os suplementos alimentares também desempenham um papel importante no desporto, por diversos motivos:

1. Precisamos de uma base nutricional sólida para assegurar que o nosso corpo trabalha de acordo com a sua melhor capacidade. Aqui temos alguns exemplos:

  • Cálcio e magnésio: ajudam a manter os ossos saudáveis e a assegurar a função muscular normal
  • Ferro: ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga
  • Vitamina C: apoia ofuncionamento adequado do sistema imunitário e do sistema nervoso, ajudando a proteger as células do stress oxidativo
  • Vitaminas B1, B2, B6 e B12: ajudam a assegurar o metabolismo normal e o funcionamento saudável do sistema nervoso central

2. Para além de nutrientes essenciais, há outros componentes que também podem ajudar a construir fundações sólidas para a saúde, nomeadamente:

  • Substâncias adaptogénicas* (para reduzir o stress): Rhaponticum carthamoides, Schisandra chinensis, Withania somnifera, etc.
  • Aminoácidos, como a glutamina e a L-arginina para reforçar o nosso sistema antioxidante, a produção de energia celular e a manutenção da massa muscular
  • Glucosamina, cartilagem, plantas, como a Boswellia serrata para a manutenção de articulações, ossos e músculos saudáveis

3 dicas importantes acerca do que deve comer antes e depois de fazer exercício

Por vezes, quando começamos a praticar exercício físico, ninguém nos explica como deveremos preparar o nossos organismo, para além dos exercícios de aquecimento ou dos alongamentos, que ajudam os músculos e as articulações. O interior do nosso organismo precisa de “alongamentos“, por outras palavras, necessita dos alimentos e nutrientes certos para podermos tirar o máximo partido do nosso treino.

  • Antes de fazer exercício
  • Assegure-se que segue estas 3 dicas importantes para efetuar a sua preparação antes de dar início ao exercício físico:

    1. É aconselhável evitar comer alimentos que dificultem a digestão, nomeadamente com elevado teor de gordura, ou muito condimentados, imediatamente antes de fazer exercício.
    2. Não devemos sobrecarregar o nosso sistema digestivo uma vez que o nosso corpo tem que assegurar outras funções, como cuidar da respiração, da bombagem correta do sangue, etc.
    3. A ingestão de líquidos é muito importante nesta fase. Componentes como a cafeína também podem ajudar a melhorar a concentração e fazer com que fique mais alerta.

    Durante o treino ou uma competição, as nossas reservas de energia (glicogénio) são reduzidas e as nossas fibras musculares sofrem com esse facto. Isto também é importante para repor os nutrientes do seu organismo com vista ao restabelecimento do equilíbrio adequado. Aqui ficam 3 dicas a acerca do que fazer após o treino ou exercício físico:

    • Após o exercício
    1. A hora imediatamente após o exercício é importante para recuperar. Uma boa hidratação é essencial.
    2. Os batidos ricos em proteína, que são fáceis de digerir e absorver, estão entre os favoritos dos desportistas, uma vez que preferem beber em vez de comer após o exercício.
    3. Depois, ao chegar a casa, o muito merecido descaso: comida saudável com baixo teor de gordura e rica em proteínas, complementada com hidratos de carbono, acompanhada por nutrientes “essenciais“ para fazer com que o seu corpo regresse à melhor forma para enfrentar o dia seguinte.

    Plano de suplementos alimentares para desportistas

    • A 4Life propõe este plano alimentar geral para desportistas:

    Quer tirar o máximo partido da transformação do seu corpo? A gama 4Life Transform dá-lhe informação acerca destes e de outros produtos que o poderão ajudar a atingir e ultrapassar os seus objetivos.

    Se preferir descobrir outros produtos da Immune System Company, a secção de compras da 4Life contém toda a informação acerca de cada produto

    .

    Se pensarmos na famosa frase mens sana in corpore sano (corpo são em mente sã), podemos compreender que significa que uma mente saudável equilibra o corpo e vice-versa, basta pensar como se sente bem mentalmente e em que medida o seu humor melhora após a prática de exercício.

    É por isso que na 4Life o encorajamos a incluir o exercício como parte chave da sua rotina e usufruir de todos os benefícios que o mesmo lhe traz, quer em termos físicos quer mentais.

    (*) Os adaptogénicos são substâncias naturais à base de plantas que regulam as funções do organismo e fortalecem os sistemas orgânicos comprometidos pelo stress. Definição da SEFIT (Sociedade Espanhola de Fitoterapia).