We noticed that you may be viewing portugal.4life.com from a different country. To get the best experience we suggest double checking that you're on the website closest to you.
  • Apresentado por
  • Jana Žiakova
  • Obtenha preços de Afiliado
  • Poupe mais de 20%
  • Envio gratuito para encomendas a partir de 125€. Consultar condições de envio.

Cuidados de verão essenciais: 4 dicas que te vão fazer brilhar

Cuidados de verão essenciais: 4 dicas que te vão fazer brilhar
Copiar URL

Escrito por: Marian Alonso-Cortés (dietista - nutricionista)
Data de Publicação: Junho de 2023


Quando o verão e as temperaturas mais altas chegam, mal podemos esperar para remover algumas camadas e apanhar longos banhos de sol, sentir a brisa do campo ou do mar, ficarmos sentados na esplanada de um café e aproveitar o calor, mas será que estamos a fazer a transição do inverno para o verão de forma correta? O nosso corpo tem necessidades diferentes consoante as características de cada estação do ano. Compreender e dar resposta a essas necessidades é essencial para brilhar com saúde em qualquer época do ano.

 

Como deve cuidar do seu corpo durante o verão? 4 princípios fundamentais para a época de verão

Experimente estas dicas simples e aproveite o verão ao máximo. Vai notar a diferença:

 

1. Mantenha-se hidratado

A hidratação é fundamental para garantir que o nosso corpo se mantém saudável por dentro e por fora. Temos de beber muita água e líquidos, mesmo que não tenhamos sede. Sobretudo se tivermos uma maior atividade física na época de verão ou se participarmos em desportos ao ar livre.

O consumo diário de, pelo menos, dois litros de água ajuda a manter uma boa condição física e uma função cognitiva normal1.

Não devemos consumir demasiadas bebidas alcoólicas ou doces, uma vez que podem causar uma maior perda de fluidos corporais.

 

2. Controlo dos radicais livres

O que são os radicais livres? Os radicais livres são moléculas que são produzidas enquanto o nosso corpo executa as suas funções normais, mas também quando estamos expostos ao sol, à poluição ou até mesmo ao stress. Podem danificar as nossas células causando, entre outras consequências, o envelhecimento da pele, uma maior suscetibilidade a doenças, bem como danos em diferentes partes do corpo, tais como a pele e os olhos.

Para minimizar o seu impacto, experimente estes truques simples:

  • Proteja a sua pele

O protetor solar é essencial para proteger a nossa pele contra os raios do sol durante todo o ano, mas é especialmente importante no verão. Outros fatores que devem ser tidos em conta quando usa protetor solar são:

  • Certificar-se que escolheu o creme mais adequado para o seu tipo de pele e idade
  • Voltar a aplicar ao longo do dia
  • Aplicar e espalhar por todo o corpo. Não se esqueça das áreas mais expostas, tais como as maçãs do rosto, as costas, os ombros e a parte superior dos pés.

A dica mais importante para combater os radicais livres está relacionada com a nossa dieta:

Coma alimentos ricos em antioxidantes, tal como a vitamina A, que poderá encontrar em vários tipos de frutas e vegetais, como a cenoura e a manga.

Ou as vitaminas do complexo B, como a niacina e a biotina, que estão presentes em alimentos como a banana, o espinafre e o abacate, entre outros.

Estas vitaminas ajudam a manter a pele saudável1.

  • Proteja os seus olhos

Os olhos são particularmente sensíveis à radiação solar, sendo ainda mais sensíveis do que a pele. Os raios ultravioleta podem causar danos nas diferentes camadas que compõem os olhos.

Alguns carotenos presentes nos vegetais, sobretudo nos vegetais cor de laranja, podem proteger os olhos contra a radiação solar. A luteína e a zeaxantina são carotenoides lipossolúveis de cor amarela que se concentram na mácula do olho e que estão presentes em suplementos dietéticos como o 4Life Transfer Factor Vista™.

 

3. Coma alimentos que lhe dão energia

Para viver o verão com o máximo de energia temos de comer alimentos que nos oferecem uma energia sustentável. É aconselhável escolher receitas fáceis de verão que nos mantêm hidratados e nos fornecem energia.

Por exemplo:

  • Fruta: para além de antioxidantes, oferecem-nos energia.

Frutas como as amoras, os mirtilos, os kiwis, os pêssegos e as nectarinas podem ser os ingredientes ideias para servir de base a vários pratos de verão.

Se os combinarmos com lacticínios com baixo teor de gordura, tais como queijo Burgos, requeijão ou iogurte natural, podem ser uma excelente opção ao pequeno-almoço, como refeição ligeira ou para jantares de verão saudáveis. Também podem ser transformados em sumos de fruta concentrados, uma solução perfeita quando não tem tempo para parar.

  • Vegetais: são opções fáceis para saladas de verão, crudités, gaspacho ou salmorejo.

Também podem ser misturados com fruta em batidos, é uma excelente combinação que oferece antioxidantes, fibras e muita água. Mas não é tudo, também podem ser transformados em sopas de verão frias e deliciosas..

  • Azeitonas: são uma fonte de gorduras saudáveis e também fornecem sal.

Comidas com moderação, são uma refeição ligeira saborosa e, quando a nossa tensão arterial está baixa, podem ajudar-nos a regressar a níveis normais.

  • Frutos Secos: oferecem-nos energia duradoura e são muito práticos quando estamos a viajar, a andar ou a praticar desporto.

São excelentes opções para adicionar a saladas, iogurtes ou batidos.

4. Proteja a sua Microbiota

Comer fora pode gerar o caos no nosso sistema digestivo. Alguns dos sintomas mais comuns no verão são a flatulência, a obstipação e, por vezes, a diarreia causadas por alimentos ou água que não respeitam condições de higiene adequadas.

Temos sempre de escolher pratos que tenham sido bem cozinhados e devidamente refrigerados em cafés ou restaurantes e, consoante o local para onde viajamos, devemos beber água engarrafada.

Os suplementos probióticossão uma forma alternativa de cuidar da sua flora intestinal.

*Regulamento (UE) Nº 432/2012