We noticed that you may be viewing portugal.4life.com from a different country. To get the best experience we suggest double checking that you're on the website closest to you.
  • Apresentado por
  • Jana Žiakova
  • Obtenha preços de Afiliado
  • Poupe mais de 20%
  • Envio gratuito para encomendas a partir de 125€. Consultar condições de envio.

Como melhorar a produtividade

Como melhorar a produtividade
Copiar URL

De um ponto de vista cultural, aprendemos que temos de ser produtivos em todos os momentos e em tudo o que fazemos: no trabalho, quando praticamos desporto, durante o nosso tempo livre, quando fazemos tarefas domésticas, durante o tempo que passamos com a família e em todas as restantes áreas das nossas vidas.

Mas o que é a produtividade?

Se olharmos para uma definição da palavra, produtividade é a capacidade de produzir, de ser útil ou benéfico. De um modo geral, podemos dizer que a produtividade é a capacidade de agir com eficácia em qualquer atividade a que nos dedicamos.

Mas é preciso ter cuidado! Não podemos confundir ser mais produtivos com trabalhar mais horas durante o dia. Temos de racionar a energia que gastamos nas nossas tarefas diárias e, acima de tudo, temos de estar conscientes de que, para melhorar a produtividade, temos de garantir que a nossa mente e o nosso corpo têm um repouso adequado todos os dias.

Conselhos para melhorar a produtividade

Existem vários fatores que podem causar variações na produtividade de cada pessoa, tais como a sua idade, as atividades que realiza ou até a sua personalidade. Contudo, de uma forma geral, existem alguns dicas para aumentar a produtividade:

· Planear o dia
· Aprender a ser organizado
· Estabelecer objetivos para si mesmo
· Concentrar-se em apenas algumas tarefas
· Manter as coisas organizadas
· Praticar exercícios de produtividade

Existem igualmente outros fatores relacionados com os nossos hábitos que afetam diretamente a produtividade:

· Ter energia física e mental suficiente
· Fazer pequenas pausas entre tarefas
· Dormir bem
· Comer de forma saudável
· Fazer exercício físico
· Ter uma boa atitude e pensar de forma positiva

Nutrição e produtividade

Melhorar a produtividade depende de vários fatores. Sabemos que ter uma dieta saudável é um desses fatores, por isso, vamos agora analisar uma lista de nutrientes que podem ser fundamentais quando queremos aumentar a nossa produtividade pessoal:

Vitaminas do complexo B

Algumas vitaminas do complexo B (vitamina B6, vitamina B12 e biotina) contribuem para o metabolismo normal da energia. Por outras palavras, ajudam-nos a obter a energia que os alimentos nos oferecem.

O magnésio contribui para o funcionamento normal do sistema nervoso, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.

Ácidos gordos - Ómega 3

O ácido docosahexaenoico (DHA) ajuda a manter o funcionamento normal do cérebro*.

Alguns componentes de plantas

Existem também certos componentes de plantas que podem ser extremamente úteis no que diz respeito à produtividade:

• Os adaptogénicos (1) são substâncias naturais à base de plantas que regulam as funções do organismo e fortalecem os sistemas orgânicos comprometidos pelo stress. Alguns exemplos são: extrato de raiz de rheum rhaponticum (Rhaponticum carthamoides), extrato de fruto de esquisandra (Schisandra chinensis), extrato de raiz de erva-moura-sonífera (Withania somnífera), Rhodiola rosea, etc.
• O extrato de brahmi (Bacopa monnieri (L.) Pennell) pode ajudar a melhorar a concentração e a memória (2) e o extrato de folha de ginkgo biloba (Ginkgo biloba L.) ajuda a manter uma boa função cognitiva (3).
• Os estudos efetuados revelaram que alguns componentes bioativos do extrato de aveia (Avena sativa), tais como os flavonoides e as saponinas, ajudam a melhorar o desempenho cognitivo (4).

Assim sendo, podemos realmente melhorar a produtividade?

Aquilo que sabemos com certeza é que se quisermos ter tempo para tudo (passar tempo com os nossos familiares e amigos, usufruir de tempo livre e fazer o nosso trabalho) temos de ser mais eficientes.

O planeamento, a organização, o controlo do stress e hábitos saudáveis, tal como uma dieta equilibrada, são ferramentas que estão ao nosso alcance e que irão ajudar-nos a dar 100% de nós mesmos.


(1) Definição da SEFIT (Sociedade Espanhola de Fitoterapia).
(2) EFSA-Q-2008-4701 – ID 3986
(3) EFSA-Q-2008-4487 – ID 3768
(4) Kennedy DO, Jackson PA, Forster J, Khan J, Grothe T, Perrinjaquet-Moccetti T, Haskell-Ramsay CF. Acute effects of a wild green-oat (Avena sativa) extract on cognitive function in middle-aged adults: A double-blind, placebo-controlled, within-subjects trial. Nutr Neurosci. 2017 Feb;20(2):135-151. doi: 10.1080/1028415X.2015.1101304. Epub 2015 Nov 30. PMID: 26618715.

*O efeito benéfico é obtido com uma dose diária de 250 mg de DHA.