We noticed that you may be viewing portugal.4life.com from a different country. To get the best experience we suggest double checking that you're on the website closest to you.

Metabolismo: culpado ou inocente?

Metabolismo: culpado ou inocente?
Copiar URL

Escrito por: Marian Alonso-Cortés (dietista-nutricionista)


O termo “metabolismo” sempre deu que falar. É um termo que levanta muitas questões, está envolto em mistério e dá origem a vários comentários, como por exemplo:

“- O meu metabolismo mudou.”

“- A culpa é do meu metabolismo.”

“- É possível alterar o meu metabolismo?”

O que é o metabolismo e por que motivo é importante saber como funciona no nosso organismo?

Todas as transformações sofridas pelos alimentos e nutrientes que os compõem no nosso corpo quando comemos são designadas metabolismo.

Assim sendo, devemos encarar o metabolismo como um processo:

1º Os alimentos que comemos são transformados em nutrientes.

2º Os nutrientes são absorvidos pelo nosso organismo.

3º O nosso organismo distribui esses nutrientes para que possam desempenhar as suas funções principais.

Uma das tarefas mais importantes dos nutrientes consiste em fornecer energia (quilocalorias) ao nosso corpo, sendo que a forma como usamos essa energia é fundamental para manter o peso certo.

À primeira vista, parece fácil:

Se o corpo ingerir mais energia (quilocalorias) do que gasta, essa energia irá acumular-se, levando a um aumento do peso.

Se o corpo ingerir menos energia (quilocalorias) do que gasta, temos de usar energia das nossas reservas, acabando por perder peso.

Se o corpo ingerir exatamente a quantidade de energia (quilocalorias) que gasta, o nosso peso irá ficar igual.

Contudo, estas premissas simples nem sempre funcionam, já que existem múltiplas variáveis possíveis: idade, medicação, problemas de absorção, alterações hormonais, etc.

A glândula tiroide, as hormonas da tiroide e a sua importância no controlo do metabolismo 

Para regular e gerir o metabolismo, o nosso corpo possui um sistema completo que é influenciado por vários fatores extremamente importantes.

Um deles é o conjunto de hormonas produzidas pela glândula tiroide e pelo pâncreas que, entre outras funções, ajudam a controlar a taxa e a direção do metabolismo.

A glândula tiroide é essencial para este processo de regulação. Esta glândula encontra-se no nosso pescoço e é responsável pela produção das
hormonas da tiroide.

Mas por que motivo é tão importante que a nossa tiroide funcione bem?

Temos de ter em conta que se a nossa glândula produzir a quantidade certa de hormonas e essas hormonas da tiroide funcionarem corretamente, a utilização da energia será mais eficiente.

Assim sendo, o funcionamento da tiroide está diretamente relacionado com os níveis de energia e com o controlo do peso.


Como pode garantir que o seu metabolismo funciona corretamente?

Para manter o equilíbrio ideal entre os níveis de energia e um bom peso, a 4Life defende a importância de um estilo de vida saudável, que pode ser alcançado se respeitar dois princípios fundamentais:

  • Dieta equilibrada: adaptada às suas características e atividade, que deverá ter um baixo teor de gordura, açúcar e álcool.
  • Atividade física: temos de nos mexer todos os dias durante o nosso dia-a-dia, devemos andar a pé ou de bicicleta em vez de usar o carro (sempre que for possível), subir escadas e fazer algum tipo de desporto que nos dê prazer.

Contudo, através da nossa dieta e do consumo de suplementos alimentares também podemos fornecer nutrientes e substâncias extra que ajudam o metabolismo.

Gostaria de saber quais são os nutrientes que contribuem para o bom funcionamento da tiroide? Apresentamos-lhe o selénio e o iodo.


- O selénio ajuda a proteger as células contra os danos oxidativos e contribui para o correto funcionamento da tiroide.
- O iodo, juntamente com o selénio, contribui para a produção normal da hormona da tiroide, além disso, o iodo ajuda a garantir o metabolismo normal da energia.

É por isso que a 4Life criou o Transfer Factor Metabolite™. Para além de selénio e iodo, contém extratos de frutos com propriedades antioxidantes: uva, romã, mirtilo, toranja, arónia e folha de oliveira. Para lhe dar o máximo de energia!

Mas trabalhar em equipa é sempre muito melhor, por isso, o 4Life Energy Go Stix pode ser usado para complementar o 4Life Transfer Factor Metabolite em situações específicas nas quais está sujeito a exigências (físicas e mentais) mais elevadas: inclui ingredientes especialmente selecionados, tais como o ginseng, guaraná, maca, erva-mate, chá verde e rhodiola.

Adicionalmente, o 4Life Energy Go Stix™ Tropical contém ingredientes como o crómio, que contribui para o metabolismo normal dos macronutrientes e ajuda a manter níveis normais de açúcar no sangue.