We noticed that you may be viewing portugal.4life.com from a different country. To get the best experience we suggest double checking that you're on the website closest to you.
  • Apresentado por
  • Nongnut Buwan
  • Obtenha preços de Afiliado
  • Poupe mais de 20%
  • Envio gratuito para encomendas a partir de 125€. Consultar condições de envio.

DIGESTÃO SAUDÁVEL - CORPO FELIZ

DIGESTÃO SAUDÁVEL - CORPO FELIZ
Copiar URL

Como é que melhorar a sua digestão o pode tornar mais feliz

 

A má digestão pode afetar os seus níveis de felicidade, será que já pensou nisso? Associamos a felicidade a outras situações, como passar tempo com as nossas famílias, usufruir do nosso tempo livre, sermos capazes de ajudar as pessoas à nossa volta, praticar atos de solidariedade, mas não conseguiríamos usufruir de nada disto sem uma boa digestão.

Os especialistas estão a tratar um número cada vez maior de queixas relacionadas com o sistema digestivo. Alguns dos problemas mais frequentes são a azia, flatulência (gases), diarreia, obstipação, distúrbios inflamatórios, etc.

Sabia que?

Podemos aliviar muitos dosproblemas digestivos efetuando pequenas alterações nos nossos hábitos: comer de forma saudável, fazer mais exercício físico, reduzir o stress, fazer exercícios de relaxamento, ter uma atitude positiva, etc.

 

Os sistema digestivo e os seus fatores-chave

 

Secreção da quantidade certa de ácido gástrico

O ácido gástrico ajuda-nos a preparar os alimentos de acordo com os nutrientes que o nosso corpo necessita. A produção excessiva pode causar dor no estômago e desconforto intestinal.

 

Cuidar do revestimento do seu estômago

A superfície do revestimento do estômago está coberta por células epiteliais que criam uma barreira seletiva ente as camadas interna e externa, impedindo a passagem de substâncias potencialmente perigosas (como antigénios, toxinas, produtos microbianos, etc).
Estas células também são responsáveis pela nossa saúde digestiva, pela correta absorção de nutrientes e eletrólitos, desempenhando ainda uma um papel fundamental na saúde do nosso sistema imunitário.

 

Equilíbrio da microbiota intestinal

A microbiota intestinal é definida como a população de micro-organismos que habitam o intestino e ajudam a digerir e a assimilar os nutrientes ingeridos, incluindo vitaminas, fibras e açúcares. Muitos destes micro-organismos são benéficos para a saúde digestiva, pelo que deveremos manter um equilíbrio adequado para evitar a proliferação de bactérias patogénicas no trato digestivo.

O desgaste geral, episódios de diarreia ou a ingestão de antibióticos afetam o equilibro da microbiota intestinal, pelo que temos de lhe dar uma ajuda para que volte ao normal. É aqui que entram os suplementos digestivos, como os probióticos e os prebióticos.

 

Suplementos para o sistema digestivo

 

Lactobacilli e bifidobactérias

Tratam-se de micro-organismos vivos que, quando administrados nas quantidades certas, trazem benefícios para a saúde do hospedeiro. Para além de melhorarem o trânsito intestinal e a digestão em geral, as suas funções incluem a ativação e regulação do sistema imunitário, prevenindo infeções e a síntese de determinadas vitaminas, como a vitamina K e algumas vitaminas B.

Oligossacarídeos

Estes ingredientes promovem o crescimento seletivo e/ou a atividade de estimulação de espécies de micro-organismos na microbiota intestinal, assegurando benefícios para a saúde do hospedeiro.

Glutamina

É um aminoácido não essencial. Desempenha um papel na proliferação das células intestinais, na integridade do revestimento e na proteção das células intestinais contra o stress oxidativo. Existem até estudos que estão a investigar o papel da glutamina como anti-inflamatório.

Estas dicas simples vão ajudá-lo a compreender e a cuidar da sua digestão. Não deixe para amanhã, comece hoje mesmo a praticar os hábitos saudáveis que mencionámos, para um sistema digestivo feliz, um funcionamento melhor e mais forte do seu organismo e uma maior estabilidade da sua saúde emocional.

Para mais informações:

Estudo da saúde digestiva na Europa

Guarner F. The role of intestinal flora in health and disease [O papel da flora intestinal na saúde e na doença]. Nutr Hosp. 2007 Maio;22 Suppl 2:14-9. Espanhol. PMID: 17679289

Salvo Romero E, Alonso Cotoner C, Pardo Camacho C, Casado Bedmar M, Vicario M. The intestinal barrier function and its involvement in digestive disease [A função de barreira intestinal e o seu envolvimento na doença digestiva]. Rev Esp Enferm Dig. 2015 Nov;107(11):686-96. doi: 10.17235/reed.2015.3846/2015. PMID: 26541659

Kim MH, Kim H. The Roles of Glutamine in the Intestine and Its Implication in Intestinal Diseases [O papel da glutamina no intestino e as suas implicações nas doenças intestinais]. Int J Mol Sci. 2017 Maio 12;18(5):1051. doi: 10.3390/ijms18051051. PMID: 28498331; PMCID: PMC5454963.