We noticed that you may be viewing portugal.4life.com from a different country. To get the best experience we suggest double checking that you're on the website closest to you.
  • Apresentado por
  • Nathalie
  • Obtenha preços de Afiliado
  • Mais de 20% de desconto para si!
  • Envio gratuito para encomendas a partir de 125€. Consultar condições de envio.

Conhecimento fundamental do Sistema Imunitário

Conhecimento fundamental do Sistema Imunitário
Copiar URL

Escrito por: 4Life Research

Data de Publicação: Dezembro de 2023


Imagine o seu sistema imunitário como uma equipa de super-heróis que trabalham de forma incansável para proteger o seu corpo de invasores nocivos.

Este invasores podem ser criaturas minúsculas, chamadas bactérias, vírus complexos ou outros corpos prejudiciais, como simples farpas.

Bem, vamos explicar como funciona o sistema imunitário.

Como funciona o sistema imunitário?

1. Sistema Imunitário Inato: Os defensores da linha da frente

O sistema imunitário inato funciona como uma primeira linha de defesa, pelo que poderá pensar nestes defensores como sendo os primeiros socorros do seu organismo.

Estão sempre à procura de algo suspeito. Se encontrarem algo que não pertence ali, como um germe prejudicial, entram imediatamente em ação.

Estes defensores não precisam de conhecer o invasor específico, sabem simplesmente que é prejudicial e tentam detê-lo de imediato.

2. O Sistema Imunitário Adaptativo: Os Agentes Especiais

O sistema imunitário adaptativo, ou os “agentes especiais” são como detetives: são realmente bons a reconhecer invasores específicos e a lembrar-se deles.

Se um invasor consegue infiltrar-se e passar os defensores da linha da frente, estes agentes especiais entram em ação. Criam armas personalizadas designadas anticorpos para direcionar e neutralizar esse invasor específico.

Melhor ainda, eles recordam-se como fazer estes anticorpos pelo que, se o mesmo invasor tentar voltar a atacar, poderão responder com muito maior rapidez.

3. Os sistemas imunitários inato e adaptativo: O trabalho de equipa é fundamental

Os sistemas imunitários inato e adaptativo trabalham em conjunto e por turnos. Quando é detetado um novo invasor, o sistema imunitário inato ganha tempo até que o sistema imunitário adaptativo esteja preparado. De seguida, o sistema imunitário adaptativo cria as suas defesas especializadas para combater o invasor de forma mais eficaz.

4. Memória imunológica:

Um dos aspetos mais fascinantes acerca dosistema imunitário é a sua memória: quando encontra um invasor e o derrota, mantém um registo do mesmo.

Assim, se o mesmo invasor tentar atacar novamente, o seu sistema imunitário consegue reconhecê-lo rapidamente e montar uma defesa robusta, impedindo muitas vezes que fique doente.

5. Por vezes acontecem erros:

Embora o sistema imunitário seja geralmente eficaz a distinguir entre invasores prejudiciais e as próprias células do seu corpo, por vezes, pode cometer erros.

É isso que acontece no caso de alergias e doenças autoimunes, em que o sistema imunitário reage a substâncias inofensivas (como o pólen) ou ataca as próprias células saudáveis do organismo.

6. Como pode ajudar o seu sistema imunitário:

O seu sistema imunitário funciona como uma equipa, e cada um de nós é o treinador! Se deseja ajudar e apoiar o seu sistema imunitário, poderá fazê-lo através de uma alimentação saudável, mantendo-se ativo, dormindo o suficiente e gerindo o stress.

Lavar as mãos com frequência também ajuda a manter afastados os invasores prejudiciais. Se ficar doente, o seu sistema imunitário fará o seu melhor para combater os invasores, mas por vezes pode precisar de um pouco de ajuda adicional de médicos e medicamentos.

O que são fatores de transferência?

Os fatores de transferência são moléculas proteicas muito pequenas isoladas a partir dos glóbulos brancos. Não são específicos da espécie, o que significa que os fatores de transferência gerados por vacas, galinhas e outros animais podem ser utilizados pelo seres humanos.

Os fatores de transferência em suplementos são frequentemente obtidos a partir do colostro bovino e da gema de ovo de galinha.

O colostro bovino é filtrado para retirar ingredientes como a caseína, uma proteína que se encontra no leite e noutros produtos lácteos e outras proteínas de maior dimensão, que permitem uma maior concentração de moléculas de fatores de transferência no suplemento.

Os Fatores de Transferência 4Life trabalham em equipa

Os suplementos 4Life com Fatores de Transferência utilizam fatores de transferência extraídos de duas fontes principais: o colostro bovino e a gema de ovo.

O colostro é o primeiro leite produzido pelos mamíferos, incluindo os seres humanos, pouco depois do parto.

Mas, se os fatores de transferência têm origem no colostro, por que motivo não usamos diretamente o colostro?

A concentração de fatores de transferência é muito mais elevada nos produtos 4Life Transfer Factor. Precisaria de consumir uma grande quantidade de colostro para obter a mesma quantidade proporcionada pelos produtos 4Life Transfer Factor..*

Sabia que existem ervas medicinais que contribuem para apoiar o sistema imunitário?

E além disso, poderá encontrar algumas delas em alguns produtos 4Life.

Extratos botânicos para o normal funcionamento do Sistema Imunitário

Aloe vera (Aloe barbadensis), Agaricus blazei, Maitake (Grifola frondosa), e Shiitake (Lentinus edodes):


Pimenta preta (Piper nigrum) e Açafrão (Curcuma longa):


Gengibre (Zingiber officinale):


Urtiga (Urtica dioica):


Ginseng (Panax ginseng):


Tomilho (Thymus vulgaris):

*Estes produtos não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.